Wagyu o boi que possui a melhor carne do mundo
Yo minna-san, venho falar algo bem interessante aos amantes de carne. O boi da raça wagyu, cujo qual tem uma criação podendo ser em um estande fechado, ou seja ele não anda, somente come e dorme a vida toda, ou em alguns lugares tem uma criação bem peculiar sendo esta estendida, sim eu disse estendida, para que assim ele não faça nenhuma força, para não criar a musculatura que deicha a carne mais dura.
Esta raça é altamente valorizada na gastronomia mundial por apresentar um elevado índice de gordura intra-muscular (rica em ômega-3 e ômega-6), chamada de marmoreio, deixando-a saborosa, suculenta, macia e com aroma inigualável. Por esse motivo, é uma das carnes mais caras do mundo, podendo, no Japão, 1 kg da carne deste animal ultrapassar R$ 1.000,00. ( preço alto ;-; )
Interessante né? isso foi uma leve definição, agora falarei um pouco a historia de como surgiu a raça e uma certa curiosidade.
História e curiosidade :
A história do Wagyu iniciou-se aproximadamente no ano 1900 quando o Japão importou animais de raças como Simental, Pardo Suíço e Ayshire para fazer cruzamentos. Após anos de melhoramento genético e da qualidade da carne, em 1944 a raça foi denominada como Wagyu. O Wagyu foi dividido em dois tipos, Wagyu de pelagem preta (Japanese Black) e de pelagem marrom avermelhada (Japanese Brown), a diferença entre o Wagyu de pelagem preta e o de pelagem marrom avermelhado é no seu cruzamento. O Wagyu Japanese Brown surgiu do cruzamento do Japanese Black com a raça Simental, objetivando aumentar o ganho de peso de carcaça, mas com esse cruzamento perdeu-se o grau de marmoreio, ficando inferior em comparação a Japanese Black. Com a importação da raça Aberdeen Angus, e trabalhos de seleção foi desenvolvido o Wagyu mocho.
Em 2011 o Japão possuía aproximadamente 70mil produtores de gado de corte, 1,8 milhão de cabeças da raça Wagyu Japanese Black, e 24 mil cabeças de Japanese Brown. Por ano são abatidos aproximadamente 524 mil cabeças, sendo que a produção é voltada ao consumo do mercado interno. A carne Wagyu é muito consumida por pessoas que possuem alto poder aquisitivo, podendo também ser apreciada em restaurantes especializados.
Os animais são criados em estábulos individuais ou coletivas, sempre respeitando 5 a 7 m² por cabeça. A grande vantagem desse sistema de criação é que todos os dias os produtores podem observar se há alguma alteração nos animais, como perda de apetite, apatia e doenças. Outra vantagem no confinamento é a produção de grande quantidade de dejetos que são processados nas propriedades, sendo comercializados para aumentar a renda dos produtores.
E por hoje é só pessoal . baaai e obrigado por lerem ^^
Wagyu o boi que possui a melhor carne do mundo
Reviewed by Anônimo
on
julho 25, 2016
Rating:
Nenhum comentário: